domingo, 24 de outubro de 2010

Plano de aula - Educação Infantil_Aprendendo o alfabeto



Nome da brincadeira: Fila do alfabeto


Faixa etária: alunos de 5 a 6 anos

Objetivos:Desenvolver a atenção e movimentos corporais, conhecer o alfabeto aleatoriamente, não apenas decorado, em sequência.

Recursos utilizados: Alfabeto Móvel e os próprios alunos.

Seqüência de atividades: Essa brincadeira pode ser feita todos os dias nos momentos em que for necessário formar fila. Hora do lanche ou parque, por exemplo.

A professora dispõe o alfabeto móvel no chão e espalhado. Um a um os alunos escolhem uma letra e volta para o lugar.

Quando a professora chamar a letra A, a criança que estiver com a letra, levanta-se, coloca a letra na mesa da professora e vai para a fila. Depois o B e assim sucessivamente. A fila não pode sair se faltar alguma letra ou se alguma estiver em lugar errado, portanto as crianças ficam atentas e ajudam umas às outras.

Quando a fila já estiver devidamente formada, a professora “canta” o alfabeto, começando pela primeira criança que fala a letra A, a segunda B e assim por diante.

Essa atividade pode ser modificada, substituindo-se as letras por números, inclusive para aprender as operações matemáticas.


2 comentários:

  1. muito legal, trabalhando com o lúdico no processo ensino aprendizagem. parabéns, continue assim, usando o metodo construtivista para desenvolver os alunos.

    ResponderExcluir