quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A importância da leitura na Educação Infantil




Não é de hoje que tanto a leitura quanto a escrita vem sendo relacionada às práticas sociais.

Deste modo, torna-se imprescindível que desde cedo, na Educação Infantil, a criança tenha contato com materiais de leitura. Cabe à escola e, principalmente, ao educador tornar viável para a criança o ato da leitura dando a ela oportunidades de contato com a literatura infantil.

A literatura infantil, quando utilizada de modo adequado, torna-se um instrumento extremamente importante na construção do conhecimento da criança.

É através da leitura que o educando se apropria de culturas e história, desenvolvendo e estimulando a formação de idéias e raciocínio.. Além disso a leitura proporciona à criança o seu desenvolvimento crítico, emocional, social e cognitivo.

O conhecimento que a criança adquire com o ato da leitura faz com que ela seja capaz de dialogar, comentar, refletir e discutir sobre o tema proposto.

Nessa perspectiva, é dever do educador procurar integrar as crianças de modo que suas atividades em sala de aula aproxime os alunos e estreite seus laços de afeto com a leitura. Para que isso aconteça, o professor, assim como a instituição, devem trabalhar com o intuito de promover a leitura como um ato significativo e prazeroso, buscando estratégias que otimizem o desenvolvimento da autonomia da leitura nos alunos, além de enfocar a interpretação e produção de textos, incentivando a participação dos alunos e promovendo uma aprendizagem mútua.

Infelizmente, no Brasil, o acesso aos livros é dificultado por uma série de fatores sociais, econômicos e políticos. Por isso, pais e educadores devem discutir a importância da leitura na formação do leitor e como motivar as crianças, desde pequenas, a criar o gosto pela leitura e como torná-los escritores críticos e concisos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário